segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Top 10: Super filmes de Heróis



Fala mosqueteiros de todo o Brasil!
Todos tem sempre o seu Herói favorito e hoje em dia ele tem grandes chances de já ter um filme contando suas aventuras.
Sendo assim fizemos uma lista dos filmes que consideramos os 10 melhores filmes de Heróis já feitos.


10º Lugar – Batman O cavaleiro das trevas Ressurge (2012)
 
Este especial vão ter decisões polêmicas e a primeira delas está aqui, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge é considerado mundo a fora um filme apenas mediano e é comum considera-lo inferior ao Batman Begins na trilogia de Nolan.
Mas nós temos um carinho especial pelo filme, Por exemplo, o filme tem alguns problemas de roteiro, mas ele compensa e muito em estilo que só um filme de Batman de Nolan pode gerar.
O Bane do filme é um vilão sensacional e a atuação de Tom Hardy como o personagem que nem tem o rosto para trabalhar, é incrível. Realmente é possível temer o Bane diferente dos vilões de Begins onde o Batman com certeza era superior a qualquer ameaça.


9º Lugar – Homem de Aço (2013)

Mais um para a lista de decisões polêmicas, mas esse eu realmente não entendo os motivos, Homem de Aço é um filme MUITO bom, a escolha do General Zod como vilão do filme não podia ser mais acertada e contar a história de origem do Superman da forma que foi contada, deixou a estrutura um pouco atrapalhada, mas funcionou perfeitamente na tentativa de não deixar o filme repetitivo.
Os poderes do Superman são muito mal explorados em todos os filmes dele, até nos elogiados antigos filmes, mas pela primeira vez Zack Snyder colocou o herói para a briga de forma bonita e em escala total.
O único contra da decisão de Zack Snyder em dar força total ao Superman e a liberdade de lutar de verdade já no primeiro filme é que o Batman do próximo filme vai parecer obsoleto próximo ao Superman de Henry Cavill, especialmente porque o homem morcego vai ser interpretado pelo Ben Affleck.
 
8º Lugar – Blade (1998)
 
Temos um grande carinho pelo primeiro Blade, foi ele quem começou tudo isso, a “retomada” dos filmes de quadrinho que é o tema que nos fez escrever essa lista agora, em 1998 não havia muito o que se esperar do personagem ou de uma adaptação desse tipo, era outra época e ainda assim o resultado foi muito satisfatório.

Entretanto, satisfatório não é bom e estou considerando qualidade de filmes por época, sendo que um bom filme é um bom filme desde que o cinema foi inventado e Blade alcançou isso.
A introdução do personagem aos cinemas é muito estilosa e tem lá seu charme e mérito, além disso, ainda há argumentos de que o visual do filme possa ter influenciado o visual de Matrix, se é verdade ou não eu não sei, mas isso conta como um bônus.

7º Lugar – Homem Aranha 2 (2004)


Voltando para as decisões polêmicas, Homem Aranha 2 é o melhor filme do aracnídeo e por muito tempo, de 2004 até 2008 pelo menos, ele foi o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos.

Sam Raimi erra muito, mas ele guardou todos os erros para outras obras suas porque Homem Aranha 2 é excelente, sério, não há o que de se reclamar do filme. O Doutor Octopus é um vilão incrível, Harry Osborn está muito bem no filme, o humor está extraordinário as mensagens de heroísmo e abdicação são emocionantes e a ação está qualquer outro adjetivo que eu ainda não tenha usado.


6º Lugar – Thor (2011)
 


As expectativas do mundo para o 1° Thor estavam baixíssimas e a responsabilidade muito alta, por mais que a Marvel Studios estivesse prometendo algo épico para acontecer com Os Vingadores, Thor poderia ser o filme que estragaria tudo, afinal, fazer um filme sobre um cientista espertinho que cria uma armadura é fácil.

Agora fazer um filme sobre um Deus Nórdico que vai para Terra e luta voando e usando um martelo mágico, além de vestir uma roupa que parece uma cortina, como disse o próprio Tony Stark, era um grande desafio e deixou todos apreensivos, porque por mais que todos quisessem testemunhar o épico Os Vingadores, Thor tinha que sair certo ou tudo estaria perdido.

Para nossa sorte, ainda que Thor não seja o melhor filme do mundo, foi um excelente filme, mais do que o suficiente para dar cola ao universo Marvel e ainda nos apresentou Loki, um personagem extremamente carismático que é o principal vilão do universo Marvel hoje.




5º Lugar – X-Men dias de um futuro esquecido  (2014)


O post poderia se chamar "Top 10: Polêmicas" X-Men Dias de um futuro Esquecido, há muita coisa feita corretamente no filme, e também há coisa feita erradas também, mas os acertos foram maiores que os erros, nesse que com certeza é o melhor filme da franquia.
Os personagens do “passado” são extraordinários, com um destaque claro ao Xavier de James McAvoy, que antes ficou apagado pelo Magneto de Michael Fassbender, mas agora se revelou um grande protagonista, bem melhor que o Wolverine que eles tanto forçam como o protagonista da franquia. Não que o Michael Fassbender esteja ruim no filme, acho que dificilmente ele estará ruim em algum filme.
Além disso temos cenas épicas provenientes de um MERCÚRIO genial. 


4º Lugar – Homem de Ferro (2008)


Se Blade começou essa retomada dos filmes de super-herói e têm seu mérito por isso, Homem de Ferro 1 tem mérito por ter mudado o jogo e elevado a concorrência a outros níveis.
Mas Homem de Ferro 1 inventou uma coisa que até então só havia sido ou pensada ou sido mostrada através de uma piada ou easter-egg, em Homem Aranha 2 por exemplo eles mencionam o Doutor Estranho (num filme de 2004) em uma piadinha, mas em Homem de Ferro 1 eles mencionam Os Vingadores, a S.H.I.E.L.D. e mostram Nick Fury sendo interpretado por Samuel "Fucking" L. Jackson em pessoa.
Como se isso não bastasse, a primeira aventura de Tony Stark é a que melhor do seu personagem, transformando ele em alguém que é mais do que o piadista bobo e com ego inflado que ele acabou virando no terceiro filme.
Se não bastasse Robert Downey Jr. dando um show de atuação, ainda temos ninguém menos que Jeff Bridges como o vilão do filme, quem imaginaria ele vivendo um vilão de quadrinhos?

Vamos ao pódio:


3º Lugar -  Batman: O cavalheiro das Trevas (2008)
   
 
A morte de Heath Ledger foi provavelmente a pior coisa que aconteceu para os fãs da cultura pop na última década, Ledger criou um personagem tão sensacional que saber que nunca mais o veremos é simplesmente terrível.
Existem pessoas que argumentam que Batman: O Cavaleiro das Trevas não é o mesmo filme se você tirar o Coringa da equação, se ele fosse extraído o filme seria inferior, bem, talvez, mas acho que é impossível tirar uma parte de uma equação e ainda deixar o que sobrou uma equação.
Ainda assim analogia com números não é de todo mal, afinal, O Cavaleiro das Trevas é mais um filme de Christopher Nolan, um cara que sabe como trabalhar com uma precisão quase numérica. O segundo filme de sua trilogia é o melhor dos três e a direção o filme é simplesmente primorosa.
Acho que tudo o que havia de ser dito sobre Batman – O Cavaleiro das Trevas já foi dito desde 2008; Nolan entrou em uma ascensão sem precedentes depois do filme e o Coringa marcou história, falar mais do que isso é ser repetitivo, basta saber que por muito tempo ele foi considerado o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos e meu favorito até por uma certa época. Ainda tem hoje muita gente que o considera assim e apesar dele não ocupar a 1° posição dessa lista, bem, quem acha que essa bela obra prima é o melhor filme do gênero não está errado, apesar de discordarmos só por duas posições…



2º Lugar - Guardiões da Galaxia (2014)
 
Guardiões da Galáxia chegou para provar que a Fase 2 da Marvel realmente não estava perdida, assim como Capitão América 2 – O Soldado Invernal já tinha feito um pouco antes.
James Gunn sabia exatamente o que estava fazendo em cada segundo de Guardiões da Galáxia, ele criou um universo com visual arrebatador e nada genérico, piadas fantásticas em muito bem encaixadas.
E sobre os personagens, Rocket rouba o filme com sua personalidade e carisma. Mas o Rocket de Bradley Cooper é só um grande personagem num grupo espetacular que inclui o “ladrão charmoso” de Chris Pratt, a Árvore falante de Vin Diesel e o brutamontes que não entende metáforas de Dave Bautista, além da sempre linda Gamora de Zoe Saldana.
James Gunn conseguiu fazer algo que todos estavam muito céticos há 2 ano atrás, fazer um filme bom baseado nos personagens cósmicos da Marvel, todos que não acreditavam em um bom filme sairam do cinema com um filme fantástico, os fãs de musica também saíram com uma mix tape excelente de clássicos das décadas passadas.


1º Lugar - Vingadores (2012)

Joss Whedon era uma aposta, afinal a Marvel estava trabalhando nesse filme desde 2006 e o fato de tudo dar certo no final realmente é um alivio, um alivio bilionário devo dizer.
Os Vingadores não é o filme perfeito, provavelmente as duas posições abaixo dele são artisticamente superiores, mas em Os Vingadores aconteceram coisas que nunca aconteceram com outros filmes do gênero, a realização de um sonho adolescente, um crossover entre diversos universos no cinema, múltiplos super-heróis distintos interagindo em um só filme e principalmente a apresentação de todo um universo de HQs e quadrinhos para uma geração enorme que nunca tinha pego uma revista dessas na mão. Mais do que um filme, Os Vingadores foi um grandioso evento.
Por mais que Batman – O Cavaleiro das Trevas seja um filme extraordinário, Guardiões da Galáxia foi uma grande aposta que deu certo divertido e com um ótimo enredo não é o suficiente, o Homem de Ferro, o Capitão América, o Thor, a Viúva Negra, o Gavião Arqueiro e o Hulk renderam 1 bilhão de dólares.
Como eu falei, o filme pode ser artisticamente inferior quando comparado a Batman – O Cavaleiro das Trevas e Guardiões da Galáxia, mas sinceramente, a diversão que ele proporciona supera os dois a qualquer hora. Não tem como não amar ver o Tony Stark interagindo com gente tão extrema quanto ele, em especial o Loki, que é o segundo mais carismático personagem do estúdio e que tem diversos momentos brilhantes no filme em especial aquele com o Hulk.
Os Vingadores te faz rir, tira seu folego e te deixa extremamente empolgado e somado a isso, ainda mudou o paradigma dos filmes do gênero, criando algo único nos cinemas e é claro, é a mais perfeita adaptação do espírito dos quadrinhos e do que são os super-heróis na telona.

 Menção Honrosa - Batman (1989)


Belo filme do Batman. O que me impressiona é o empenho do elenco. Michael Keaton (Batman), Jack Nicholson (Coringa) e Kim Basinger (Vick) me impressionaram bastante. Perfeito em suas atuações. O ultraje do Batman também é muito realista e condiz muito bem com o personagem. Sem dúvidas Jack Nicholson roubou a cena com o Coringa, quem nunca viu o filme não sabe o que está perdendo. 



0 comentários:

Postar um comentário